top of page

Cinque Terre: História e Vilarejos

Vista panorâmica de Cinque Terre, mostrando as casas coloridas dos vilarejos encravadas nos penhascos do Mediterrâneo.

Uma paisagem cativante, onde cinco vilarejos charmosos se abraçam nos penhascos do Mediterrâneo, oferecendo vistas inesquecíveis do mar azul em meio a uma região repleta de tradições e histórias seculares: essa é Cinque Terre, um dos destinos mais fascinantes da Itália.


Linha do tempo

A história da região da Ligúria é muito mais antiga do que se pode imaginar. Achados arqueológicos comprovam a presença humana já desde o período paleolítico, por meio de utensílios e ferramentas rudimentares.


A organização de sociedade mais estruturada se inicia na Idade do Bronze e, assim, o modo de vida e interação com a geografia local foi se desenhando e se estabelecendo ao longo dos milênios.


Com o tempo e o fim dos ataques, a região acabou sendo “batizada” pelos próprios moradores, que começaram a usar o nome "Cinque Terre" para se referir às cinco vilas (ou cinco terras) que ali se constituíram: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.


As Cinque Terre


Cada vila tem seu próprio charme e características únicas. Vem saber mais!


- Monterosso al Mare: é a maior das cinco vilas e a única com uma extensa faixa de areia. Seu centro histórico, com ruas estreitas e edifícios antigos, abriga uma série de pontos de visitação como igrejas, ruínas e formações rochosas naturais.


- Vernazza: talvez a mais fotogênica das cinco, Vernazza é conhecida por sua pequena marina protegida e a igreja de Santa Margherita d'Antiochia, que se ergue majestosa à beira-mar.


- Corniglia: a única vila que não tem acesso direto ao mar, Corniglia está situada no topo de uma colina e é cercada por vinhedos. A vila é menor e menos turística, oferecendo uma experiência mais tranquila e próxima do dia a dia dos habitantes.


- Manarola: Famosa por suas casas coloridas que parecem cair em cascata pela colina, Manarola é um destino popular para os amantes de fotografia. Caminhar pelo Caminho do Amor (Via dell'Amore), que conecta Manarola a Riomaggiore, é uma experiência romântica e inesquecível.


- Riomaggiore: A vila mais ao sul, é caracterizada por suas ruas íngremes e estreitas e pelo pequeno porto repleto de barcos de pesca coloridos.


Curiosidades e segredos bem guardados


- Vinho Sciacchetrà: Cinque Terre é famosa por este vinho branco doce, feito a partir de uvas que são secas antes de serem fermentadas. É uma tradição secular e um verdadeiro tesouro da região.


- Trilhas Panorâmicas: os vilarejos são conectados por uma rede de trilhas que oferecem vistas espetaculares do mar e das colinas. A mais famosa delas é a Sentiero Azzurro (Caminho Azul), que percorre toda a extensão de Cinque Terre.


- Patrimônio da Humanidade: em 1997, Cinque Terre foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, em reconhecimento à beleza natural mesclada à intervenção humana harmoniosa.


- A Vida Marinha: o mar ao redor de Cinque Terre é uma área protegida e abundante em vida marinha.


- Cinema: Cinque Terre foi um dos cenários do filme O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese.


Dica: as ruas e trilhas de Cinque Terre são íngremes e de pedra. Calçados confortáveis são essenciais para explorar as vilas com facilidade.


No mais, prepare-se para se encantar com suas ruas, saborear vinhos excepcionais e ser cativado pela beleza eterna de Cinque Terre. Buon viaggio!


Conheça esse e outros destinos com a Domundo!

Somos uma operadora de turismo baseada em uma sólida rede de parcerias, construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.


Nossas viagens em grupo com guia brasileiro – são dezenas de saídas anuais para os destinos mais inspiradores – têm acompanhamento próximo e constante de especialistas de alto nível. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.


20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page