Prepare o seu paladar! Está chegando a hora de provar o autêntico cannoli siciliano, a famosa iguaria que vai ressignificar o seu conceito de sabor.
Origem difusa, fama concreta
Imagine saborear um doce que atravessou séculos de história. O cannoli nasceu na Sicília, entre os séculos IX e XI, durante o período de influência árabe na ilha.
Seu nome no singular é cannolo, que significa "pequeno tubo". (Logo, quando for pedir, já sabe: un cannolo, due cannoli).
As histórias sobre sua origem se dividem entre o sagrado e o profano, com versões que delegam sua origem tanto a freiras, como celebrações de fertilidade e até mesmo a haréns!
Seja como for, a justa fama veio, e hoje o cannoli é conhecido em boa parte do mundo.
A anatomia de uma delícia
A casca é uma fina camada de massa frita, muitas vezes aromatizada com cacau ou vinho Marsala. Já o recheio é um creme de ricota, suave e doce, que pode ser salpicado com pedacinhos de chocolate ou frutas cristalizadas.
No preparo, a massa é delicadamente enrolada em tubos metálicos e frita até dourar. O recheio é adicionado somente no momento de servir, garantindo frescor, mantendo a crocância e assegurando que cada mordida seja uma explosão de texturas.
Do estalo da casca à cremosidade do recheio, todos os elementos se unem em um grande deleite dos sentidos.
Aqui e agora
O cannoli é um convite para se entregar aos prazeres da vida. Peça um cannoli, feche os olhos e absorva o momento. Afinal, algumas das melhores memórias de viagem são aquelas que criamos com nosso paladar.
Conheça esse e outros destinos com a Domundo!
Somos uma operadora de turismo baseada em uma sólida rede de parcerias, construída ao longo de décadas de relacionamento profissional com instituições e profissionais reconhecidos.
Nossas viagens em grupo com guia brasileiro – são dezenas de saídas anuais para os destinos mais inspiradores – têm acompanhamento próximo e constante de especialistas de alto nível. Cuidado que garante qualidade e faz toda a diferença.